Atum continente

atum continente

Quais são as espécies de atum?

Os atuns (género Thunnus) são um dos grupos de espécies de peixes mais importantes do ponto de vista pesqueiro. Em 2002, foram capturadas, em todo o mundo, mais de seis milhões de toneladas de atuns e espécies-afins (de acordo com as estatísticas da FAO ). São peixes que vivem nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos.

Qual o sabor do atum?

O delicioso sabor do mar, uma excelente fonte de ómega 3, uma experiência incapaz de o deixar indiferente. Grande nadador, o atum distingue-se pelo seu corpo alongado e fusiforme.

Qual é a origem da pescaria de atum?

Thunnus orientalis (endêmico do Oceano Pacífico norte) - não se conhecem nomes em português, algo no mínimo curioso, uma vez que a pescaria de atum da Califórnia foi iniciada por portugueses. Thunnus thynnus, atum-rabilho (típico do Oceano Atlântico; criado em instalações de aquacultura no Japão, onde a sua carne é processada como sashimi).

Quais são as espécies de peixe atum?

Thunnus albacares é uma espécie que foi catalogada em 1788 e pode ter diferentes nomes vulgares: Yellowfin, geralmente usado na língua inglesa, Atum-amarelo, Albacora-da-lage, Albacora-cachorra, Atum-oledê, Atum-de-galha-à-ré, Rabo-seco e Rabão.

Como é o corpo de um atum?

Atum. Foto: Ugo Montaldo / Shutterstock.com Habitante de regiões oceânicas tropicais e subtropicais, o Atum possui um corpo alongado, fusiforme, e uma grande boca alongada. Suas barbatanas dorsais são bem separadas, ajustáveis a um sulco no dorso, enquanto que a caudal bifurcada ostenta duas quilhas de queratina.

Qual a importância do atum para a saúde?

Reduzindo a inflamação geral do corpo graças ao colesterol saudável e a vitaminas e minerais, o atum pode manter os níveis de estresse baixos. Uma redução da inflamação em todo o corpo garante um melhor funcionamento de todos os sistemas de órgãos. Também ajuda a prevenir doenças inflamatórias como artrite e gota, que afligem milhões de pessoas.

Qual é o nome do Pescador de atum?

Thunnus atlanticus (endémico no Oceano Atlântico ocidental) - Albacora, Albacora-preta ou Albacorinha, Atum-barbatana-negra ou Atum-negro. Thunnus maccoyii (encontrado apenas na parte sul de todos os oceanos) - Atum-do-sul.

Qual a importância da pesca do atum para a história do homem?

Pesca do atum e a história do homem: pintado em cavernas por homens primitivos. O peixe faz parte da história da humanidade. Foi pintado em cavernas pelos homens primitivos, e sua imagem foi cunhada em moedas. A primeira referência que se conhece sobre a pesca do atum data de 700 a.C, no mar Egeu (O Atum em Portugal, pag 40).

O que é o peixe atum e quais são os seus benefícios?

É devido à sua extensa comercialização, principalmente enquanto enlatado, o Atum é um peixe que proporciona dois prazeres : a pescaria e o paladar. É uma das pescas preferidas em alto mar devido ao seu perfil forte e lutador assim como por oferecer bastante carne.

Quais são as espécies de atum?

Existem no mundo apenas oito espécies de atum ou Thunnus entre eles estão: Este peixe é conhecido pelo nome comum de albacora, é uma espécie de peixe com distribuição natural nas águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos e ainda no Mar Mediterrâneo. Além disso, este tipo de atum pesa aproximadamente 33 kg.

Postagens relacionadas: