Convulsão febril
Índice
- Quais são os critérios para definir uma convulsão febril?
- Quanto tempo dura uma convulsão febril?
- Quais são as causas da convulsão febril em crianças com mais de 5 anos?
- Quais são os fatores de risco para ocorrer a convulsão febril?
- Qual é o risco de convulsão febril?
- Quais são as principais características das convulsões febris?
- Quando as crianças têm convulsões febris?
- Como evitar que o meu filho tenha uma convulsão febril?
- Qual é o risco de convulsão febril?
- Qual a relação entre febre e convulsão?
- Qual o tratamento para convulsões febris?
- Como evitar que o meu filho tenha uma convulsão febril?
- Quais são as causas mais comuns de convulsões febris em crianças?
- Quais são os sintomas de convulsão febril?
- Como evitar que o meu filho tenha uma convulsão febril?
- Quanto tempo dura uma convulsão febril complexa?
- Quais são os fatores de risco das convulsões febris?
- Quais são os sintomas da convulsão febril?
- Qual a diferença entre epilepsia e convulsão febril?
- Qual é o grau de febre associado às convulsões febris?
Quais são os critérios para definir uma convulsão febril?
Ter um episódio de convulsão febril não significa que a criança tenha epilepsia; para o diagnóstico de epilepsia são necessárias duas ou mais convulsões sem febre presente. Os critérios geralmente aceitos para definir uma convulsão febril incluem: Um episódio de crise convulsiva associado a uma temperatura corporal superior a 38°C.
Quanto tempo dura uma convulsão febril?
A duração de uma convulsão febril típica é de alguns minutos. Depois disso, a criança costuma ficar sonolenta e acorda aos poucos. Não recomenda-se colocar os dedos dentro da boca da criança para puxar sua língua, pois esta ação pode levar a lesão dos dedos de quem tentou apenas ajudar.
Quais são as causas da convulsão febril em crianças com mais de 5 anos?
A convulsão febril até pode, eventualmente, surgir em crianças com mais de 5 anos, mas nessa faixa etária o quadro precisa ser mais investigado, pois convulsão febril não é a causa mais provável. A convulsão febril só costuma ocorrer com quadros de febre acima de 38ºC. Cada criança tem um limiar diferente para o desencadeamento da crise.
Quais são os fatores de risco para ocorrer a convulsão febril?
Entre os fatores de risco para ocorrer a convulsão febril, o maior deles é, sem dúvida, a idade menor: estas convulsões ocorrem sobretudo em crianças de 6 meses até 3-4 anos. Raramente antes ou após esta faixa de idade. Se houver histórico de familiares com o mesmo problema, o alerta também deve ser dado. O que fazer durante a convulsão?
Qual é o risco de convulsão febril?
O risco de convulsão febril parece estar aumentado após a administração de certas vacinas, incluindo a tríplice bacteriana (DTP), contra difteria, tétano e coqueluche, e a tríplice viral (MMR), contra sarampo, caxumba e rubéola. O risco absoluto, porém, é pequeno.
Quais são as principais características das convulsões febris?
Na maioria dos casos a criança perde os sentidos, revira os olhos, fica com o corpo contraído e logo a seguir os braços e pernas começam a tremer. Depois de alguns segundos a minutos os movimentos param, o corpo fica mole e a criança adormece e acorda bem. Durante a crise pode ficar com os lábios roxos, espumar pela boca ou urinar.
Quando as crianças têm convulsões febris?
As convulsões febris surgem em menos de 5% das crianças. São mais frequentes nos rapazes, entre os 6 meses e os 5 anos (com pico aos 18 meses) e nas que têm antecedentes familiares de convulsões febris.
Como evitar que o meu filho tenha uma convulsão febril?
Se o seu filho tiver uma convulsão febril, você precisa manter a calma e lembrar que o quadro, apesar de assustador, costuma ser autolimitado e não causa mal à criança. Para evitar que qualquer complicação durante a crise, siga os seguintes passos:
Quais são as causas mais comuns de convulsões febris em crianças?
Geralmente, são consequência de um aumento rápido da temperatura corporal (febre), ainda que também possa acontecer devido a processos de febre alta constante. Trata-se de um processo habitual que não deve ser associada a doenças graves. Como reconhecer uma convulsão febril nas crianças e em bebês?
Quais são os sintomas de convulsão febril?
Os sintomas de convulsão febril podem variar de leve a mais grave agitação ou aperto dos músculos. Agitar ou empurrar os braços e pernas em ambos os lados do corpo As convulsões febris são classificadas como simples ou complexas: Convulsões febris simples.
Como evitar que o meu filho tenha uma convulsão febril?
Se o seu filho tiver uma convulsão febril, você precisa manter a calma e lembrar que o quadro, apesar de assustador, costuma ser autolimitado e não causa mal à criança. Para evitar que qualquer complicação durante a crise, siga os seguintes passos:
Quanto tempo dura uma convulsão febril complexa?
Uma convulsão febril complexa dura mais de 15 minutos, mais uma vez ocorre dentro de 24 horas ou limita-se a um lado do corpo do seu filho. As convulsões febris ocorrem mais freqüentemente quando a temperatura do corpo rapidamente aumenta, geralmente até 24 horas após o início da febre e pode ser o primeiro sinal de que uma criança está doente.