Como abrir atividade

como abrir atividade

Como iniciar a atividade como trabalhador independente?

Iniciar a atividade como trabalhador independente exige entregar a declaração indicada para o efeito através do portal das finanças (Os seus Serviços/ Entregar/ Declarações Início de Actividade), ou numa repartição das finanças. Este procedimento não tem qualquer custo associado.

Como dar início a atividade nas finanças?

E junto da Segurança Social? O que deve fazer Ao efetuar o início da atividade nas Finanças está também automaticamente, através de cruzamento de dados, a dar início à atividade na Segurança Social (basta ao trabalhador estar inscrito na Segurança Social, com um número identificativo).

Como fazer declaração de início de atividade?

Pode também dirigir-se a um balcão da AT, mas não se esqueça de fazer o agendamento prévio através dos contactos disponíveis no Portal das Finanças. Neste caso, a declaração de início de atividade será preenchida pelo funcionário da repartição da AT.

Como escolher o tipo de atividade de um visto?

Neste separador, necessita apenas de preencher o campo da secção “Tipo de Sujeito Passivo”. Clique no dropdown e coloque um visto numa das opções, consoante o tipo de atividade que pretende exercer: Cat. B – Rendimentos Empresariais: para venda e comercialização de mercadorias; Cat.

Qual a tabela de atividades do empregador independente?

Assim, no caso do Trabalhador Independente, este apenas pode prestar serviços enquadrados na tabela de atividades que consta do artigo 151.º do CIRS - Código do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares.

Quais são as obrigações dos trabalhadores independentes?

E a Segurança Social? Outra obrigação dos trabalhadores independentes é o pagamento de contribuições para a Segurança Social. Quando abriu atividade nas Finanças, a AT comunicou essa informação à Segurança Social.

Qual a diferença entre o empregador independente e o empresário em nome individual?

Independente ou Empresário em Nome Individual? O Trabalhador Independente e o Empresário em Nome Individual (ENI) são ambos classificados como “trabalhadores independentes”, pois ambos trabalham por conta própria. A diferença, reside no serviço/atividade desenvolvidos.

O que é e como fazer para iniciar uma atividade por conta própria?

Aqui deve colocar a data em que pretende iniciar a atividade. Ou seja, corresponde à data em que inicie o exercício de alguma atividade por conta própria, suscetível de produzir rendimentos de trabalho independente, em sede de IRS (categoria B). Neste campo deve indicar o volume de negócios que prevê obter até ao final do ano.

Como fazer a declaração de início de atividade no Portal das Finanças?

Se o fizer no Portal das Finanças, depois de fazer login, com o seu NIF e da senha de acesso ao Portal, deve proceder aos seguintes passos: 1. “Cidadãos ou empresas” | “Entregar” | “Declarações” | “Atividade” | “Declaração de início de atividade” (via contribuinte). Depois de abrir a declaração terá de indicar a atividade que pretende exercer.

Como validar declaração de início de atividade?

Se a declaração de início de atividade estiver corretamente preenchida, valide-a, clicando no botão “Validar”. Surgirá uma janela pop-up com um resumo sobre os seus enquadramentos. Se estiver tudo correto, clique no botão “Ok”.

Como gravar a declaração de início de atividade?

Não necessita de preencher os campos deste separador. Grave os dados preenchidos na declaração de início de atividade, clicando no botão “Gravar Ficheiro”. Contacte a AT, através do atendimento e-balcão ou do centro de atendimento telefónico (217 206 707) para confirmar que preencheu corretamente a declaração de início de atividade.

Como obter comprovativo de entrega da Declaração de atividade?

A declaração de atividade é um documento que deve ser entregue antes de iniciar atividade como trabalhador independente. Para obter o comprovativo de entrega da Declaração de Início de Atividade, é necessário aceder ao Portal das Finanças: 1. Fazer login com NIF (número de contribuinte) e senha de acesso; 2.

Postagens relacionadas: