Convento dos capuchos sintra

convento dos capuchos sintra

Onde está localizado o Convento dos Capuchos?

Veja tudo sobre o Convento dos Capuchos em Sintra, um antigo convento edificado em 1560 que faz parte dos Parques de Sintra em Portugal. Essa construção está camuflada em meio à natureza e representa a simplicidade em que os monges viviam. O passeio por lá é muito interessante mesmo para aqueles que não são tão religiosos.

Quais são as características do convento franciscano?

Este convento franciscano destaca-se pela sua simplicidade, completamente desprovido de luxo e de conforto. As suas reduzidas dimensões e a notável pobreza de construção fazem parte da mística deste monumento.

Quem visitou o Convento de Santa Cruz?

Em 1581, após a derrota portuguesa na batalha de Alcácer-Quibir, Filipe I de Portugal (II de Espanha) visitou o convento, proferindo uma afirmação que ficou célebre: “Em todo o meu reino, duas coisas tenho que muito me apraz: o Escorial, por ser tão rico, e o Convento de Santa Cruz, por ser tão pobre”.

Como é a rusticidade do Convento?

A rusticidade do convento, contudo, não pôde ser adulterada pela austeridade inerente a uma estrutura quase rupestre. Numa visita ao edifício, percorremos a exiguidade dos seus corredores incorporados nos blocos de granito, e deixamo-nos envolver na penumbra do quotidiano destes religiosos.

Como surgiu o Convento de Santa Cruz?

As terras do Buçaco foram doadas aos Carmelitas Descalços, em 1628, pelo Bispo de Coimbra para que aí se construísse um mosteiro. Os monges ergueram, então, um muro com mais de cinco quilómetros para rodear os seus terrenos e construíram o Convento de Santa Cruz, integrado na vegetação.

Quais são os principais monumentos da Igreja de Santa Cruz?

Em 2003 o Mosteiro de Santa Cruz, como o Mosteiro dos Jerónimos e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, receberam o estatuto de Panteão Nacional, que já estava atribuído ao primeiro Panteão, da Igreja de Santa Engrácia. Também este mosteiro está desde 1910 considerado como Monumento Nacional.

Onde fica o Mosteiro de Santa Cruz?

Situado no exterior das muralhas, o Mosteiro de Santa Cruz foi considerado como o mais importante edifício monástico nos primeiros tempos da Monarquia Portuguesa.

Quem fundou o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra?

Nessa capela se encontram os restos do fundador do mosteiro, canonizado já no século XII. Junto ao capítulo está o chamado Claustro do Silêncio, obra de Marcos Pires construída entre 1517 e 1522, tendo abundante decoração manuelina. A fonte no centro é do século XVII .

Postagens relacionadas: