Palacio de cristal porto
Qual é a história do Palácio de cristal?
Na primeira metade do século XIX, foi demolida, por altura do cerco do Porto, devido a uma investida das tropas miguelistas. Alguns anos mais tarde, em 1861, teve início a construção do Palácio de Cristal, desenhado pela mão do arquiteto inglês Thomas Dillen Jones. O rei D. Pedro V marcou presença no lançamento da primeira pedra.
Como chegar ao Palácio de cristal?
Os jardins do Palácio de Cristal ficam na Rua Dom Manuel II. Para visitá-los, basta ir de outubro a março entre 8h e 19h, ou de abril a setembro, das 8h às 21h. De ônibus, utilize as linhas 200, 201, 207, 302, 303, 501, 601 e ZM para chegar até o Palácio.
Quando foi a destruição do Palácio do Porto?
Em 1952 foi anunciado o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, a ser realizado no Porto. Assim, a 9 de Janeiro de 1952 decretou-se a destruição do nosso palácio, embora este já estivesse a ser demolido desde o dia 6 de Janeiro, excepto a frontaria.
Quando foi construído o Palácio do rei?
A construção do Palácio começou em 1861 e foi inaugurado em 1865 pelo Rei D. Luís. O intuito dele era acolher a Exposição Internacional do Porto, que contava com mais de 3.000 expositores, e a visita oficial do Rei, de Dona Maria Pia e do príncipe herdeiro.
Qual é a história do Palácio de Cristal no Porto?
Alguns anos mais tarde, em 1861, teve início a construção do Palácio de Cristal, desenhado pela mão do arquiteto inglês Thomas Dillen Jones. O rei D. Pedro V marcou presença no lançamento da primeira pedra.
Como foi o antigo Palácio de Verão?
Aspecto do Antigo Palácio de Verão como foi em tempos. A construção inicial teve início em 1707, durante o reinado do Imperador Kangxi, e tinha uma escala muito menor. Foi pensado como um presente para o seu quarto filho, mais tarde Imperador Yongzheng.
Quais são as principais características do Palácio de cristal?
O Palácio de Cristal, da autoria do arquitecto inglês Thomas Dillen Jones, foi construído em granito, ferro e vidro, tendo o Crystal Palace londrino por modelo. Media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura e era dividido em três naves. A sua construção iniciou-se em 1861, sendo inaugurado em 18 de Setembro em 1865 pelo rei D. Luís .
Quais foram os motivos que levaram a degradação do Porto?
No início do século XX, a falta de dinheiro fez com que o edifício começasse a mostrar sinais de degradação. Em 1933, a Câmara Municipal do Porto comprou o espaço, para que aí se fizesse a 1ª Exposição Colonial Portuguesa (1934), evento que acolheu milhares de visitantes.