Cartao cidadao software

cartao cidadao software

Como funciona o cartão de Cidadão?

O Cartão de Cidadão substituiu também o cartão de eleitor (e respetivo número), sendo que para votar basta apenas apresentar o seu Cartão de Cidadão. As funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão permitem-lhe autenticar-se, fazer serviços através da Internet ou assinar documentos digitais.

Como instalar a aplicação do cartão de Cidadão?

aplicação do Cartão de Cidadão disponibiliza ao sistema operativo e aplicações, como o Adobe Reader, funcionalidades de autenticação e assinatura eletrónica, bem como permite a gestão do Cartão de Cidadão. Para obter o ficheiro de instalação deve aceder a https://www.autenticacao.gov.pt/cc-aplicacao.

Como assinar um documento digital no cartão de Cidadão?

visualizar e imprimir os dados pessoais constantes no Cartão de Cidadão. Veja neste vídeo como assinar um documento digital usando a aplicação Autenticação.gov para computador e a Chave Móvel Digital. Consulte nesta página os manuais e outra documentação técnica da aplicação Autenticação.gov para computador.

Quais são as funcionalidades digitais do cartão de Cidadão?

As funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão permitem-lhe autenticar-se, fazer serviços através da Internet ou assinar documentos digitais. Para aceder a estas funcionalidades é necessário um leitor de cartões smartcard e os códigos PIN que constam na carta, que lhe é entregue quando se pede ou renova o Cartão de Cidadão.

Como ativar o cartão de Cidadão?

Se receber o seu Cartão de Cidadão por correio, terá de se dirigir a um balcão de levantamento do Cartão de Cidadão para pedir a ativação da autenticação e assinatura digital.

Como verificar a assinatura digital do meu cartão de Cidadão?

Pode verificar se a função de assinatura digital do seu Cartão de Cidadão está ativa na aplicação Autenticação.Gov para computador, no separador Segurança > Certificados > e depois selecione o certificado EC de assinatura digital qualificada do Cartão de Cidadão.

Como consultar os benefícios sociais e trabalhistas no Cartão Cidadão?

Na tela inicial, o usuário encontrará todas as informações sobre os benefícios sociais e/ou trabalhistas, como valores disponíveis e quais benefícios estão habilitados no Cartão Cidadão. Caso prefira, é possível que os usuários façam a consulta através dos canais de atendimento da Caixa, ligando para o número 0800-726-0207.

Como assinar documentos digitais com o cartão de Cidadão?

Com o Cartão de Cidadão poderá assinar documentos digitais com a mesma validade legal de uma assinatura à mão. Saiba mais sobre assinatura digital. A aplicação Autenticação.gov para computador permite-lhe assinar vários tipos de documentos e ficheiros, incluindo PDFs. Inclui também várias funcionalidades avançadas de assinatura, tais como:

Como autenticar o cartão de Cidadão?

Para finalizar podem proceder à autenticação através do PIN do Cartão de Cidadão ou então através da chave móvel. De referir que se fizer alguma alteração ao documento, por mais pequena que seja, a assinatura é anulada e, como tal, deverá repetir todo o processo de assinatura.

Como ativar a função de assinatura digital com cartão de Cidadão e leitor de cartões?

Pode ativar a função de assinatura digital com Cartão de Cidadão e leitor de cartões, criando primeiro uma nova versão da sua Chave Móvel Digital usando Cartão de Cidadão e leitor de cartões. Consulte a documentação relativa à assinatura digital da Chave Móvel Digital na página de Documentos do Autenticação.gov.

Qual a validade do cartão de Cidadão?

No entanto, para assinar documentos digitais, o seu Cartão de Cidadão não pode ter a validade expirada, mesmo que se mantenha válido até 30 de outubro.

Postagens relacionadas: