Renascença

renascença

Como surgiu a Renascença?

Como Florença era uma cidade famosa pela compra e venda de tecidos de diversas partes do globo, a Renascença tinha terreno fértil para surgir. As guildas, espécie de associações que se organizavam em torno de oferecer um produto ou serviço, foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio local.

Qual é o significado do Renascimento?

O Renascimento (ou Renascença, Renascentismo) foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, e atingiu seu ápice no século XVI. Como sabemos, renascimento significa, literalmente, nascer novamente.

Quais foram os primeiros passos do Renascimento?

Ainda tímido, o Renascimento já dava seus primeiros passos fora da Itália graças a nomes como Rodolphus Agricola, Erasmo de Roterdão, Nicolau de Cusa, Mirandola e Thomas More. A pintura Retrato, de Luca Pacioli, é uma obra que representa bem o momento do Quattrocento.

Quais as principais características das obras renascentistas?

Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo).

Qual foi a primeira fase do Renascimento?

A primeira fase do renascimento recebe esse nome uma vez que foi desenvolvido nos anos 1300 em Florença, Itália. É um momento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna em que se nota o despontar de questões humanistas, além das inspirações clássicas.

Qual a importância do Renascimento?

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.

Quais foram as principais obras do Renascimento?

Entre suas obras destacam-se a Pietá, David, A Criação de Adão e O Juízo Final. Também foi o responsável por pintar o teto da Capela Sistina. O Renascimento foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, da física, da medicina, da matemática e da geografia.

Qual a importância do Renascimento para a história ocidental?

Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência. Graças a essa preocupação em revelar o mundo, o Renascimento suscitou valores e questões que se fizeram presentes em outros movimentos concebidos ao longo da história ocidental.

Postagens relacionadas: