Timor leste

timor leste

Quem é a nação de Timor Leste?

Após um período de transição das Nações Unidas-administrado, Timor Leste foi reconhecido internacionalmente como uma nação independente em 20 de maio de 2002. Outras Cidades: Baucau, Dare.

Quem invadiu o Timor Leste?

O Timor Leste declarou-se independente de Portugal em 28 de Novembro de 1975 e foi invadido e ocupado pelas forças Indonésias nove dias depois. Ele foi incorporado na Indonésia em Julho de 1976 como a província de Timor Timur (Timor Leste).

Qual é o território do Timor?

O território do Timor Leste está na parte leste (parte escura) da Ilha do Timor. Do Brasil, via Buenos Aires e Sidnei, são cerca de trinta horas de avião para chegar ao país, 10.500 Km de distância e o fuso assemelha-se ao do Japão. Área: 14.609 km². Hora local: +11h. Clima: equatorial. Cidades: Dili (60.150) (1980); Baucau, Ermera, Bobonaro.

Qual a extensão territorial de Timor-Leste?

Com 14 874 quilómetros quadrados de extensão territorial, Timor-Leste tem superfície equivalente às áreas dos distritos portugueses de Beja e Faro somadas, o que ainda é consideravelmente menor que o menor dos estados brasileiros, Sergipe. Sua capital é Díli, situada na costa norte.

Qual a religião de Timor Leste?

O catolicismo tornou-se uma parte central da cultura timorense durante a ocupação indonésia, entre 1975 e 2002. Embora o catolicismo seja a principal religião de Timor Leste, o estado não reivindica uma religião oficial, e a constituição protege o direito à liberdade religiosa.

Por que a ilha de Timor é tão importante?

Com a chegada do primeiro governador, vindo de Portugal em 1702, deu-se início à organização colonial do território, criando-se o Timor Português . A ilha também foi palco da rivalidade luso-holandesa pelo controlo do comércio de especiarias no Sudeste Asiático.

Quais são as características do estado de Timor-Leste?

A génese do Estado de Timor-Leste reside na existência de características que o distinguem dos povos das ilhas vizinhas e emergem da vivência comum e da interação com um povo oriundo literalmente do outro lado do Mundo que transformaram o território numa comunidade singular nesta região do globo.

Quem defendia a independência de Timor?

União Democrática Timorense (UDT), que defendia a integração de Timor numa Comunidade de Países de Língua Portuguesa; Associação Social Democrática Timorense (ASDT) que se viria a tornar a Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN) que defendia um período de autonomia gradual, seguido da independência;

Quais são as principais características da ilha de Timor?

A Ilha de Timor faz parte do Arco de Banda. A crosta continental australiana estende-se até o norte da costa norte de Timor e pensa-se que esteja a levantar Timor . Timor-Leste é muito acidentado, tendo vários picos com mais de 2000 metros: Tata Mai Lau, Matabian, Boicau, Cateral Cabiac, etc,.

Por que os portugueses chegaram ao Timor?

Timor: Território não autónomo Os portugueses terão chegado a Timor Leste em 1512 movidos por interesses comerciais, à procura do sândalo branco e, até ao século XIX, foi a estratégia comercial e a evangelização que alimentaram o interesse português pela colónia.

O que aconteceu com o território de Timor-Leste?

No final do século XIX, o quadro começou a mudar em função do interesse de Portugal em aumentar seu poder econômico e defender suas colônias de países que expandiam seus impérios, como Inglaterra, Alemanha e França. Buscando em suas colônias uma fonte de renda, Portugal começou a tentar gerar em Timor-Leste um desenvolvimento econômico e social.

Quais são as principais características de Timor-Leste?

XVI a 1975) A estrutura política e administrativa tradicional de Timor-Leste baseia-se num conjunto hierarquizado de reinos que têm por base a família. Um pequeno grupo de famílias compõe uma povoação, na sua maioria dispersas pelo território, vulgarmente conhecidas por cnuas.

Postagens relacionadas: