Catálogo nacional de qualificações

catálogo nacional de qualificações

Quais são as qualificações que integram o catálogo?

As qualificações que integram o Catálogo estão organizadas em áreas de educação e formação, apresentando para cada qualificação: Um Referencial para o reconhecimento, validação e certificação de competências (escolar e profissional).

Quais são os níveis de qualificação?

O Quadro Nacional de Qualificações entrou em vigor em Portugal a 1 de outubro de 2010 e tinha como referência os princípios vigentes no Quadro Europeu de Qualificações (QEQ). Além disso, encontra-se dividido em 8 níveis de qualificação que iremos analisar mais à frente. A criação deste quadro teve por base um conjunto de várias premissas:

Qual a importância do quadro nacional de qualificações?

O Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) é, nada mais nada menos, que um instrumento de referência que serve para classificar todas as qualificações produzidas no sistema educativo e formativo em Portugal. Neste artigo, ajudamos-lhe a compreender os objetivos e a importância deste Quadro na aprendizagem dos indivíduos.

Como são identificadas as qualificações profissionais disponíveis no CNQ?

Conforme Anexo I do Decreto nº 66/2010, que regula o CNQ. As Qualificações Profissionais disponíveis no CNQ são identificadas nos diversos sistemas de produção e elaboradas na Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações (UCSNQ), conforme as necessidades atuais e emergentes da economia.

Como funciona o catálogo nacional de qualificações?

O Catálogo Nacional de Qualificações é criado e desenvolvido em sintonia com o Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) para a aprendizagem ao longo da vida e o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). Além disso, este Catálogo está em permanente atualização e é gerido pela Agência Nacional para a Qualificação, IP.

O que é um catálogo e qual a sua importância?

Em termos gerais, o termo catálogo se refere a uma lista organizada ou classificada de qualquer tipo de objetos (moedas, produtos à venda, documentos, entre outros) ou então de pessoas. Catálogo é o conjunto de publicações ou objetos normalmente classificados para a venda.

Qual a importância de criar um catálogo de produtos?

Por que preciso de um catálogo em minha empresa? Criar um catálogo de produtos é uma maneira eficaz de expandir sua base de consumidores e expor a eles todos os produtos maravilhosos que sua empresa oferece. Um catálogo tem o potencial de atingir aqueles consumidores que jamais põem o pé em sua loja.

Quais são as qualificações que integram o CNQ?

As qualificações que integram o CNQ encontram-se estruturadas em áreas de educação e formação. A cada qualificação corresponde um perfil profissional e um referencial de formação. Atualmente o CNQ integra apenas qualificações de nível não superior. O CNQ integra 274 qualificações para 39 áreas de educação e formação:

Quais são os níveis de qualificação nacionais?

Grau de Mestre (ensino universitário). Grau de Doutor (ensino universitário). A descrição das qualificações nacionais é feita em termos de resultados de aprendizagem, de acordo com os descritores associados a cada nível de qualificação. Assim, cada um dos 8 níveis de qualificação é definido com base em três descritores, nomeadamente :

Quais são os níveis de qualificação do QNQ?

O QNQ abrange o ensino básico, secundário e superior, a formação profissional e os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências quer obtidas por via não formal quer informal. A estruturação em 8 níveis de qualificação que abarcam todas as qualificações atualmente produzidas no nosso sistema educativo e formativo.

Qual a importância da descrição das qualificações de acordo com os resultados?

A descrição das qualificações de acordo com os resultados permite que os indivíduos e os empregadores tenham uma perceção mais clara quanto ao valor das suas qualificações, contribuindo assim para o melhor funcionamento do mercado de trabalho.

Quais são os níveis de qualificação profissional?

Grau de Licenciado (ensino universitário). Grau de Mestre (ensino universitário). Grau de Doutor (ensino universitário). A descrição das qualificações nacionais é feita em termos de resultados de aprendizagem, de acordo com os descritores associados a cada nível de qualificação.

Postagens relacionadas: